Você sabe como enviar dinheiro para o exterior? Aprenda agora mesmo!
Você sabe como enviar dinheiro para o exterior? Essa é uma dúvida comum a pessoas que pensam em realizar uma viagem internacional, mudar de ares ou quem têm alguém próximo vivendo em outro país. Então, independente do seu motivo, que tal conhecer esse procedimento para poder enviar recursos a quem está fora do Brasil?
A grande preocupação fica por conta do valor das taxas para as transações. As vezes, costumam ser altas quando o procedimento é realizado por agências bancárias comuns. A solução, normalmente, é recorrer a empresas especializadas em envio de remessas e outras opções que pressupõem taxas menores.
Por isso, se você deseja descobrir mais sobre como enviar dinheiro para o exterior, continue a leitura e tire as principais dúvidas sobre o assunto. Confira!
Por que enviar dinheiro ao exterior?
Ainda que uma comprovação de renda por meio de extrato bancário seja necessária quando viajamos para estudos, por exemplo, nem sempre os recursos disponíveis são, de fato, suficientes. É claro que o valor exigido já conta com possíveis imprevistos, mas nunca se sabe em que intensidade eles podem realmente ocorrer.
Além disso, uma pessoa que viaja a turismo pode acabar se deparando com a necessidade de recursos extra. O que fazer, nesse caso, em um país distante, muitas vezes sem a possibilidade de utilizar o cartão de crédito ou simplesmente ir a uma agência para sacar dinheiro? Esse é um exemplo de situação na qual é necessário recorrer à família para transferir dinheiro do Brasil para o exterior.
Para a compra de um imóvel, também é necessário o envio dos fundos para uma conta bancária pessoal ou de uma empresa do comprador nos EUA.
Qual o limite de valor para envio?
Conforme dados do Banco Central, quando o valor transferido for inferior a US$3.000, não há necessidade de formalização. Enviar quantias maiores também é permitido, desde que você faça um contrato de câmbio. A compra de moeda estrangeira em espécie é permitida até R$10.000. Valores superiores são recebidos por cheque, débito em conta ou transferência bancária.
É seguro enviar dinheiro ao exterior?
Outra dúvida muito comum diz respeito à segurança das operações. Muitas pessoas se sentem angustiadas, pensando na possibilidade de os recursos enviados não chegarem corretamente ao destino.
Entretanto, não há motivos para tal receio. A operação é autorizada pelo Banco Central, e existe uma fiscalização que visa evitar a lavagem de dinheiro e o financiamento ao terrorismo. Não há nada de errado ou ilegal no ato de enviar dinheiro ao seu parente no exterior.
Qual o procedimento para realizar a transação?
O primeiro passo é escolher o meio para o envio do dinheiro. Mesmo vivendo no Brasil, algumas pessoas optam por manter uma conta bancária nos EUA, por exemplo. Trata-se de uma conduta relativamente comum entre as pessoas que costumam passar férias no país ou viajam para lá com certa frequência.
O procedimento para abertura demanda a apresentação, basicamente, dos mesmos documentos exigidos pelos bancos brasileiros. Uma das obrigações extras fica por conta de informar o Banco Central a respeito dos rendimentos anuais.
Entretanto, manter a conta só vale a pena se ela também for utilizada para outras finalidades. Caso contrário, seria em vão pagar taxas mensais além dos valores já despendidos nas transferências.
Quais as outras formas de enviar dinheiro ao exterior?
Ter uma conta bancária no exterior não é a única opção para enviar dinheiro. Conheça, também, outras formas igualmente seguras:
Wise
A Wise, anteriormente conhecida como TransferWise, é uma das principais empresas de tecnologia financeira dedicadas a facilitar transferências internacionais. Através dela é possível realizar transferências internacionais de forma rápida e prática através do site ou aplicativo, sem a burocracia típica dos bancos tradicionais e com taxas mais acessíveis, além de ser autorizada e licenciada pelo Banco Central do Brasil.
A conta Wise traz diversas vantagens, dentre elas destacam-se: o cartão de débito internacional e a disponibilização de dados bancários locais para receber transferências gratuitas em 9 moedas distintas.
Vale Postal Eletrônico
O Vale Postal Eletrônico é um serviço dos Correios que permite o envio de dinheiro do Brasil a outros 41 países, dentre os quais, os EUA. Para isso, basta fazer uma transferência direcionada. O viajante poderá sacar em uma agência credenciada no país de destino em um prazo que varia de 5 a 15 dias.
Ordem de Pagamento
Um processo parecido acontece a partir de agências bancárias. O brasileiro que deseja transferir recursos ao exterior deve comparecer até uma agência e solicitar uma “ordem de pagamento”. Vale lembrar que essa opção só pode ser utilizada quando o brasileiro que vive no exterior possui uma conta bancária no país.
Money Corp
A Money Corp é uma companhia sediada no Reino Unido, mas que atua em diversos países. Especializada em serviços cambiais e transferências de valores entre países, a empresa tem parceria com agências de viagens e companhias aéreas. Pode ser acionada para quaisquer operações dessa natureza. Há mais de 35 anos no mercado, já atendeu milhões de clientes, com taxas que costumam atrair o público.
Além disso, existem também outras empresas especializadas no assunto. Qualquer que seja o meio escolhido, você precisará apresentar seus documentos e informar o nome completo e endereço de quem vai retirar a quantia. As demais exigências ficam a cargo do canal escolhido para realizar a transação, e devem ser corretamente seguidas para obter sucesso na operação.
Que cuidados devo tomar ao transferir o dinheiro?
Como trata-se de uma transação entre países, alguns cuidados devem ser tomados na hora de escolher o canal de envio. Uma dica importante é optar sempre por canais oficiais. Desconfie de empresas desconhecidas, que oferecem condições muito abaixo do que costumamos ver no mercado.
Lembre-se de que um banco ou uma agência conhecida de envio de remessas não terá por que colocar seu nome em jogo. Logo, os serviços serão realizados com responsabilidade e transparência.
Além disso, quem não está acostumado a fazer transações que envolvem destinatários no exterior pode sentir-se perdido? Com muitas dúvidas quanto ao que é realmente aceitável. Para sanar tal dificuldade, o ideal é recorrer a uma consultoria especializada.
Por exemplo, da mesma maneira que precisamos consultar um corretor para escolher um imóvel para venda ou locação no exterior. Um consultor também pode ajudá-lo a escolher a melhor forma de enviar dinheiro aos seus familiares que moram fora.
Percebeu como enviar dinheiro para o exterior está longe de ser uma missão impossível? Apesar disso, alguns cuidados se fazem necessários. Você precisa redobrar a atenção. Lembre-se de que é o seu dinheiro e o bem-estar do familiar que vai recebê-lo que estão em jogo.
Este post foi útil para você? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para ter acesso a mais novidades e informações sobre como investir em imóveis nos EUA!