Como é a dinâmica de funcionamento do mercado imobiliário americano?
Os brasileiros, cada vez mais, estão buscando informações sobre mercado imobiliário americano. Muitas dessas pessoas costumam passar temporadas nos EUA e querem a comodidade de ter uma propriedade disponível para essas ocasiões.
Outras pessoas são investidores ou procuram um imóvel para morar, em busca de mais qualidade de vida, segurança e oportunidade de estudos e de negócios. Trata-se de um negócio promissor garantido por uma das moedas mais fortes do mundo.
Na região de Orlando, por exemplo, os imóveis tendem a valorizar rapidamente. Isso se deve principalmente ao aquecimento da economia, motivado pelo crescimento da população e do comércio turístico.
Querendo investir em imóveis nos EUA? Então, continue a leitura e saiba tudo sobre a dinâmica do mercado imobiliário americano!
Quais são as características do mercado imobiliário americano?
Confira aqui algumas peculiaridades do mercado imobiliário americano!
Um proprietário dificilmente vende um imóvel por conta própria
É muito raro um imóvel ser colocado à venda sem a intermediação de um corretor. Mesmo quando isso acontece, geralmente o proprietário acaba recorrendo à ajuda de um corretor para concretizar o negócio.
A maioria dos imóveis fica disponível em um sistema único de cadastro
Os imóveis disponíveis para negociação devem ser cadastrados em um site chamado Multiple Listing Service (MLS). Essa ferramenta é disponibilizada pela associação dos corretores e, de modo geral, funciona em todos os estados.
A negociação é supervisionada por um Broker
O Broker é o representante legal de uma imobiliária e tem uma licença diferenciada para tal função. Ele pode ser o proprietário da imobiliária ou ser apenas contratado para exercer suas funções. O broker supervisiona o trabalho do corretor e recebe uma comissão sobre as negociações feitas.
O corretor tem que se especializar nessa função
Para ser um corretor na Florida é preciso ter o Social Security Number, que funciona como o CPF, ter mais de 18 anos, ser aprovado em uma série de exames específicos e não possuir ficha criminal. Desse modo, esse profissional pode representar o comprador ou o vendedor com eficiência e segurança.
O corretor deve ser ligado a uma imobiliária. Portanto, ele não pode trabalhar por conta própria. Se o corretor for filiado à National Association of Realtors (NAR), pode utilizar a palavra Realtor junto ao seu nome e ter acesso à MLS.
Quais são as diferenças entre o mercado imobiliário americano e o brasileiro?
O mercado imobiliário americano é bem diferente do brasileiro. Sendo assim, os brasileiros que desejam investir em imóveis nos Estados Unidos devem conhecer a dinâmica do funcionamento desse mercado. Confira essas diferenças!
A procura por imóveis e corretores
Como a maioria dos imóveis são disponibilizados no MLS, o comprador não precisa procurar vários corretores. Ao contratar um corretor, ele terá acesso a todas as propriedades que contemplam o perfil do imóvel desejado.
A escolha do corretor
Tanto o comprador quanto o vendedor podem escolher o seu corretor. Desta forma, o corretor eleito pelo vendedor trabalha em parceria com o corretor contratado pelo comprador. Nesse caso, a comissão é dividida entre os dois profissionais.
A assinatura de um contrato de exclusividade com o corretor
A assinatura de um contrato de exclusividade com um corretor é comum nos EUA. Afinal, assim que é contratado, o profissional começa a busca por um imóvel para o cliente.
Nesse propósito, ele tem despesas e ainda dedica o seu tempo para defender os interesses do contratante. Também usa o conhecimento da área em que atua para encontrar um imóvel que atenda às exigências enumeradas pelo cliente.
O valor de venda de um imóvel
Nos EUA, o valor de venda de uma propriedade não costuma ser estabelecido pela vontade do dono. Geralmente, ele é calculado levando em conta o preço pago por propriedades semelhantes localizadas na mesma região.
A proposta (oferta) feita pelo comprador
Encontrado o imóvel, o comprador faz uma oferta que pode ou não ser aceita pelo vendedor. Ela é formalizada por meio de um contrato com os seguintes itens:
- valor da oferta e forma de pagamento;
- número de parcelas, no caso de financiamento;
- prazo para aprovação do financiamento (em um banco da Flórida gira em torno de 60 dias);
- data da inspeção da propriedade;
- intervenções para correção de eventuais problemas encontrados na inspeção;
- valor do sinal (entre 1% e 2% do valor do imóvel).
Se o financiamento não for aprovado ou não houver acordo quanto à inspeção do imóvel, o comprador pode desistir do negócio e o valor do sinal será devolvido.
A intermediação das title companies
As title companies funcionam como um cartório e fazem a intermediação da transação imobiliária. Elas verificam as questões legais do imóvel, como a confirmação da titularidade e a existência de penhoras.
Essas companhias também recebem o depósito do comprador e o repassam ao vendedor. Nos EUA não existe transferência direta de dinheiro entre os envolvidos. O valor cobrado por esses serviços (entre 300 e 700 dólares) é dividido pelas partes.
A documentação exigida para a compra de uma propriedade
Para um brasileiro comprar um imóvel à vista nos EUA, basta apresentar a cópia do passaporte e o comprovante de depósito do valor da compra.
O depósito bancário é feito para o cartório (title company) que cuida das providências legais e da documentação para a transferência da propriedade. No dia do Closing (entrega das chaves), o cartório repassa o dinheiro para o vendedor e a venda é concluída.
O processo para o financiamento de imóveis nos EUA é relativamente simples. Confira os documentos necessários:
- cópia do passaporte;
- conta bancária nos EUA;
- carta do contador ou de uma instituição financeira;
- cópia do Imposto de Renda dos últimos anos;
- cópia dos três últimos extratos bancários;
- prova de disponibilidade dos valores correspondentes à entrada e de pelo menos 12 parcelas do financiamento.
Quais são as obrigações do corretor?
Além de defender os interesses de seus clientes, o corretor deve auxiliá-los durante todo o processo jurídico da negociação. Portanto, questões como o estabelecimento e o cumprimento de datas, inspeções, financiamento e intermediação com as title companies são tarefas do corretor.
Quais são os benefícios do modelo do mercado imobiliário americano?
A organização e a regulamentação do processo de compra e venda de imóveis nos EUA facilita a vida de vendedores e compradores. Confira alguns benefícios desse modelo:
- segurança e tranquilidade — a contração de uma imobiliária e de um corretor devidamente licenciados, assim como a intermediação da title company, deixam a transação imobiliária mais fácil e segura, agregando tranquilidade às partes envolvidas;
- praticidade e agilidade — os contratos geralmente seguem um mesmo modelo, salvo algumas alterações, o que facilita a dinâmica.
Qual é a importância de uma imobiliária especializada?
Conforme mencionamos, o corretor deve ser licenciado e ligado a uma imobiliária. Sendo assim, é conveniente conhecer a reputação da imobiliária (Broker) e analisar o histórico e a experiência do corretor.
Outra questão importante é que o investidor brasileiro eleja uma empresa especializada e que trabalhe com um corretor que fale português. Esse diferencial pode facilitar todo o processo de compra de um imóvel nos EUA.
Qual é o prazo mínimo de locação de imóveis nos EUA?
A maioria dos estados norte-americanos não permite o aluguel temporário, sendo que o prazo mínimo de locação é de sete meses. Alguns estados, como é o caso da Flórida, possibilitam o aluguel temporário.
Por isso, muitas pessoas estão aproveitando a oportunidade para adquirir uma casa de férias (vacation home) na região de Orlando. Essas propriedades ficam em condomínios fechados e oferecem as comodidades de um resort, como piscina e área de lazer.
Além de usar o imóvel para curtir momentos com a família e os amigos, o proprietário pode ganhar um bom dinheiro alugando a propriedade por temporada, já que a região de Orlando recebe muitos turistas o ano todo.
Viu como o mercado imobiliário americano apresenta uma dinâmica que imprime agilidade e segurança às negociações? E os preços atraentes aliados a juros baixos vêm impulsionando a compra de imóveis por brasileiros nos EUA.
Você gostou de conhecer melhor a dinâmica do mercado imobiliário americano e quer acessar uma empresa especializada na captação e venda de imóveis para brasileiros?
Então, entre em contato conosco e acesse as melhores oportunidades para adquirir o seu imóvel nos Estados Unidos!