Vacation homes na Flórida: entenda mais sobre esse negócio promissor

vacation homes

Se você gosta de aliar diversão e bons negócios, precisa conhecer um grande sucesso no mercado imobiliário de algumas regiões da Flórida: as vacation homes (casas de férias). Além de usar a propriedade para passar períodos de lazer com a família e os amigos, é possível ganhar um bom dinheiro, alugando o imóvel por temporada.

Nos Estados Unidos, a grande maioria dos bairros só permite que um imóvel seja alugado por, no mínimo, sete meses. Na Flórida, no entanto, alguns municípios autorizam a locação por curtos períodos nos condomínios de férias, conhecidos como vacation communities.

A aquisição e locação temporária de casas e apartamentos pode ser um ótimo negócio. Nas proximidades de Kissimmee, onde fica a Disney, diversos condomínios destinados a esse tipo de aluguel estão sendo construídos.

Ficou interessado em conhecer melhor esse negócio promissor? Confira, então, as nossas informações sobre as vacation homes!

O que é uma vacation home?

Vacation home é uma propriedade construída em um condomínio fechado com estrutura parecida com a de um resort. Esses imóveis são chamados de casas de férias, porque podem ser alugados por curtos períodos (short term rentals) ou diárias. Tais propriedades são disponibilizadas em vários tamanhos e padrões.

As áreas comuns dos condomínios apresentam diferenciais, como piscina, quadras esportivas, academia, bares e restaurantes. Todos esses atrativos, aliados à segurança diferenciada e ao baixo custo, atraem muitas pessoas que buscam por hospedagem alternativa, principalmente através dos aplicativos de viagem.

As casas são alugadas com mobília, utensílios e aparelhos domésticos, trazendo conforto e praticidade aos hóspedes. É comum que essas propriedades também ofereçam amenidades, como roupas de cama e banho, além de produtos de higiene pessoal.

Esse tipo de casa é muito procurada por turistas que viajam com a família e grupos de amigos que querem mais liberdade e privacidade. Além disso, é possível economizar nas diárias e em outras despesas, em comparação com a hospedagem em hotéis, como alimentação e lazer.

O retorno no investimento com o aluguel temporário é bem mais atraente do que o retorno de um aluguel tradicional. Ademais, quem adquirir uma casa de férias na região de Orlando, por exemplo, que recebe visitantes em todas as épocas do ano, terá sua casa de férias nos Estados Unidos e também um negócio. Sendo assim, muitas pessoas estão comprando esse tipo de imóvel.

Como é feito esse investimento?

Para acertar nesse investimento, é necessário eleger uma imobiliária (broker) devidamente licenciada, experiente e especializada na venda de imóveis para estrangeiros. Feito isso, é importante ter uma conversa franca e detalhada com o corretor (realtor) para deixá-lo ciente de seus objetivos e expectativas quanto ao imóvel.

O corretor, então, vai apresentar as opções do mercado de acordo com o perfil do comprador. Após a escolha do imóvel ideal, é hora de definir se a compra será à vista ou financiada, já que existem linhas de financiamento próprias para estrangeiros.

O processo de compra à vista é mais rápido, e o dinheiro pode ser enviado diretamente para os EUA. O valor depositado fica sob a responsabilidade de titles companies (companhias de títulos) — equivalentes aos cartórios no Brasil — que cuidarão das questões legais e financeiras relacionadas à transferência da titularidade e escritura.

Assim como no Brasil, o processo para a compra financiada é mais detalhado, porém viável. Para a aprovação do financiamento, o comprador deve comprovar renda no Brasil e preencher alguns requisitos. O valor da entrada para imóveis financiados fica entre 25% e 40%.

Somente após o depósito de todos os valores e da confirmação da idoneidade do comprador, a compra é efetivada. Aí, então, a title company repassa o dinheiro para o proprietário (vendedor) e entrega as chaves ao comprador. O bom é que todos esses cuidados agregam credibilidade e segurança ao negócio.

Quais são as vantagens de se investir em vacation homes?

Além dos benefícios de ter uma casa disponível para temporadas de férias nos EUA, a compra de imóveis na Flórida agrega muitas outras vantagens para o investidor. Confira algumas delas!

Preços atraentes e mercado seguro

Em Orlando, casas e apartamentos bem localizados e construídos em médio/alto padrão custam entre US$ 230,000 e US$ 600,000. Esse valor é menor do que os cobrados por propriedades do mesmo padrão no Brasil. Vale a pena, portanto, aproveitar esses preços atraentes, aliados à solidez e à segurança da economia americana, para investir em imóveis na Flórida.

Valorização do patrimônio e rentabilidade

A Flórida é um dos estados americanos que mais crescem. Sendo assim, os imóveis em várias regiões do estado estão se valorizando a cada dia. Dessa forma, além de ver aumentar consideravelmente o valor do seu patrimônio, você poderá contar com o retorno do seu investimento em dólar.

Outra boa notícia é que a média de ocupação das casas de férias localizadas próximas aos parques da Disney é de 28 semanas por ano. Ao comprar um imóvel para locação temporária, portanto, as suas finanças serão incrementadas com os lucros das locações.

Qual é o perfil de quem investe em vacation homes?

Podemos destacar três tipos de investidores nas chamadas casas de férias. Confira!

Investidores que utilizam a casa com frequência

Algumas pessoas viajam com frequência para a Flórida e gostam de ter uma casa personalizada e aconchegante à espera da família e dos amigos. Essas pessoas, geralmente, disponibilizam a propriedade para locação temporária, pensando em cobrir as despesas com a manutenção do imóvel.

Investidores que utilizam a casa de férias esporadicamente

Esses investidores adquirem uma vacation home visando um bom lucro gerado pelas diárias da locação temporária. Sendo assim, eles costumam usar o imóvel com menos frequência e colocam-no para locação durante a maior parte do ano.

Investidores que não utilizam a casa

Esses investidores procuram imóveis com grande potencial de valorização e com boa demanda para locação. Muitos deles, atentos à crescente valorização imobiliária na Flórida, estão aproveitando a oportunidade para comprar uma ou mais unidades dessas casas e destiná-las exclusivamente para locação.

Para os dois primeiros tipos de investidores citados acima, o ROI (Return On Investiment) é de 4% a 7% ao ano. Já para quem compra o imóvel somente para lucrar com o aluguel, o ROI pode chegar a 10% ao ano.

Como a gestão de uma vacation home costuma ser feita?

Esse tipo de casa requer cuidados para a sua conservação e manutenção, além de uma administração eficiente. É necessário, portanto, acompanhar de perto o andamento de todos os serviços e cuidar das questões relacionadas ao imóvel. Quem possui mais de uma casa de férias voltada para a locação pode incrementar os seus lucros, administrando o negócio por si mesmo.

Para facilitar essa jornada, o proprietário pode contratar prestadores de serviços situados nas proximidades do condomínio. Ele próprio pode fazer a divulgação de suas propriedades e cuidar da entrada e saída de hóspedes. Fazendo isso, os seus lucros serão potencializados.

Já quem vai utilizar a casa em certas épocas do ano, e alugá-la quando for conveniente, pode contratar um property manager (administrador de imóveis especializado). Além de contratarem e supervisionarem serviços, como limpeza e conserto de equipamentos, esses profissionais gerenciam os check-ins e os check-outs.

Esses administradores serão responsáveis, ainda, pela comercialização, divulgação, reservas e preparação da casa para a chegada dos hóspedes. Eles providenciarão, também, o inventário dos equipamentos, reposição e relatório de manutenção ao proprietário.

A contratação de um property manager pode incrementar a taxa de ocupação do imóvel. Isso porque, ao acompanhar de perto o movimento do mercado, ele perceberá a necessidade de baixar — ou a oportunidade de subir — o preço do aluguel de acordo com a demanda da época. Além disso, todas as movimentações relativas ao imóvel poderão ser acompanhadas on-line pelo proprietário.

Para prestar esses serviços, o administrador cobra uma taxa que fica entre 100 e 150 dólares por mês, e uma comissão entre 15% e 30% sobre o valor bruto das locações. Vale ressaltar que as despesas com a reposição de itens, manutenções importantes como de ar- condicionado e mobília, serão cobradas dos proprietários.

Agora, você já sabe que o investimento em vacation homes é um negócio promissor. Vale lembrar que, para a sua segurança e tranquilidade, convém buscar pela parceria de uma imobiliária especializada e com experiência em captar e negociar imóveis para brasileiros.

Gostou de saber que é possível lucrar investindo em casas de férias em Orlando? Entre em contato conosco e conheça todas as oportunidades de investimento! Até mais!

Deixe uma resposta

×

Olá!

Clique no representante para falar via whatsapp.

× Olá, posso te ajudar?