Quero comprar uma casa em Orlando! E agora?

O número de brasileiros interessados em comprar casa em Orlando cresce a cada dia. Além da crise econômica no Brasil, outros fatores, como busca de segurança, melhor qualidade de vida e oportunidades nos Estados Unidos, fomentam essa demanda. O estado da Flórida, especialmente a região de Orlando, vem atraindo muitas dessas pessoas, inclusive brasileiros.

Afinal, além de oferecer todos os benefícios citados e ficarem próximas aos parques temáticos, considerados famosos pontos turísticos, muitas cidades contam com excelentes centros de compras, praias paradisíacas e natureza exuberante. Trata-se de uma aquisição que possibilita uma mudança para os Estados Unidos, um local para passar férias no país ou a possibilidade de alugar por temporada, que traria um dinheiro extra.

Quer encontrar a casa ideal em Orlando? Confira, então, o passo a passo para o sucesso dessa empreitada!

Por que comprar uma casa em Orlando?

Qualidade de vida

A qualidade de vida na Flórida é, sem dúvidas, um fator a ser levado em conta. Além disso, a cidade de Orlando está em constante expansão. Não é à toa que existem hoje tantos brasileiros vivendo por lá. Além disso, mudar-se para o país significa ter a oportunidade de vivenciar um pouco do american way of life(estilo americano de vida).

Clima similar ao Brasil

Uma grande dificuldade encontrada por brasileiros que decidem viver no exterior é a diferença no clima. Lidar com temperaturas extremas é algo que não estamos acostumados. Uma das vantagens de Orlando é que as temperaturas são parecidas com o clima do Brasil. Trata-se de uma maneira de viver nos Estados Unidos, sem sofrer tanto com a questão climática.

Segurança e rentabilidade

Um imóvel é um patrimônio. Diferente de dinheiro investido ou bolsa, não existe o risco de perdas iminentes. Além disso, vale a mesma lógica do mercado brasileiro: um imóvel está em constante valorização. No futuro, se for necessário vendê-lo, você poderá recuperar o valor investido. Basta manter a organização e conservação em dia.

O que levar em conta na hora da compra?

Valor gasto

Uma casa em Orlando custa hoje entre US$150mil e US$200mil, isso se considerarmos casa em condomínio fechado, com piscina e garagem privativa. Embora a crise de 2008 tenha ocasionado a baixa nos preços de venda, o mercado estadunidense já recuperou boa parte dessa perda. Mas não se preocupe caso você não tenha esse dinheiro na mão: se você não tiver restrições, a maioria dos imóveis aceita financiamento.

Documentação

Para comprar um imóvel, você vai precisar de um passaporte dentro do prazo de validade, com visto válido para os Estados Unidos, uma carta de referência bancária, comprovante de renda, pesquisa de crédito internacional e, dependendo dos trâmites, pode ser que mais algum papel seja necessário. Para que a transação seja aprovada, no entanto, é necessário providenciar todos os documentos solicitados.

Conta em banco

Uma conta nos Estados Unidos pode ser favorável na hora de comprar um imóvel. Você tem acesso a financiamento, melhores oportunidades de fazer bom negócio, negociação em dólar, dentre outras vantagens. Dessa forma, quem tem uma conta no país, estará sempre à frente diante das oportunidades de investimentos, inclusive a compra de imóveis.

Auxílio do corretor de imóveis

O ideal, ao procurar um imóvel para compra em Orlando, é contar com a ajuda de um corretor de imóveis. Existem empresas especializadas nesse tipo de negociação. A vantagem é que elas contam com consultores especializados que podem ajudar você, desde a escolha do imóvel, até as negociações e o acesso ao financiamento. Trata-se de contar com uma pessoa especializada para tirar todas as suas dúvidas e dar andamento nos processos para você.

Como comprar uma casa em Orlando?

Definir os seus objetivos quanto ao imóvel

A aquisição da casa ou apartamento deve considerar as suas necessidades e expectativas a fim de definir o imóvel ideal para você. Você vai morar no local ou apenas passar temporadas? Vai disponibilizar para aluguel? Uma excelente opção de compra para quem vai utilizar o imóvel esporadicamente é a locação dele para temporada. Nesse caso, é preciso levar em conta algumas questões, como o retorno do investimento, o tipo de casa, os custos de manutenção e o valor dos aluguéis e do condomínio.

Buscar um corretor especializado e licenciado na Flórida

Nos Estados Unidos, a venda de propriedades deve ser feita por um corretor de imóveis. O corretor deve ter licença para atuar no estado da Flórida e estar ligado a uma imobiliária. Este corretor também precisa ser membro da Associação Nacional dos Corretores de Imóveis e seguir o código de ética dessa entidade.

Diferente do Brasil, nos Estados Unidos todos os corretores têm acesso a todos os imóveis disponíveis em sua região de atuação, portanto é prática comum que os compradores e vendedores tenham apenas um corretor para representá-los em todas as transações imobiliárias.

Além de checar as credenciais do corretor, é necessário saber se o profissional tem experiência em vendas de imóveis para estrangeiros. É primordial que ele conheça bem a região dos imóveis em que atua.

É conveniente marcar uma entrevista para avaliar pessoalmente a qualificação do profissional. O comprador deve expor as suas expectativas e desejos, e o representante da imobiliária deve apresentar as propriedades que preencham tais requisitos.

É comum a assinatura de um contrato de agente comprador, que garante a exclusividade de negociação com um único corretor. Ele não é obrigatório, mas aumenta a segurança para ambas as partes, visto que com essa adesão o cliente terá um corretor mais comprometido e dedicado. Feito isso, é hora de visitar os imóveis e selecionar os seus preferidos.

Definir a forma de pagamento com o corretor

O pagamento à vista é a opção mais simples e rápida, no entanto o financiamento tem sido muito utilizado por estrangeiros devido às excelentes condições de pagamento e juros baixos comparados ao Brasil. Além disso, nem todo mundo tem o dinheiro à vista.

Para financiar a casa, é preciso de uma análise e pré-aprovação de crédito junto a uma instituição financeira. Neste caso também é possível a contratação de um consultor especializado em hipotecas para estrangeiros. Este profissional é contratado para procurar as melhores opções de financiamento no mercado de acordo com as características do comprador.

Se o financiamento for aprovado, a entrada deve ficar entre 30% e 40% do valor total do imóvel, sendo preciso ter uma reserva bancária que garanta entre 6–24 meses de pagamento.  O período do financiamento normalmente é de 30 anos e com juros entre 4.5 a 7% ao ano.

Encontrar a casa ideal

Todos os imóveis para compra ou aluguel nos Estados Unidos devem ser lançados em um site denominado Multiple Listing Service. Neste portal, acessível somente aos corretores licenciados, constam todas as informações sobre as propriedades disponíveis no mercado. Dessa forma, o comprador, por meio de seu corretor, pode selecionar os imóveis que deseja conhecer.

A maioria das cidades da Flórida não aceita locação de curto prazo, permitindo somente o aluguel por um período acima de sete meses. Em Orlando, existem condomínios cujas construções são direcionadas para o aluguel temporário, as vacation communities. Muitos desses empreendimentos ficam em Kissimmee, onde se localizam os parques da Disney.

O investimento em uma casa de férias (vacation home) nas proximidades da Disney é uma excelente opção. Assim, além de passar temporadas na residência, você poderá alugar o imóvel temporariamente para ajudar nas despesas de manutenção e até no pagamento de um possível financiamento.

Os preços de compra na região de Orlando estão valendo a pena e variam de 230-600 mil dólares, além dos imóveis de luxo com valores mais altos. Nos condomínios no estilo resort o comprador deve providenciar a unidade mobiliada para locação, e equipada com roupas de cama e banho, equipamento de cozinha e mesa, entre outros.

Os proprietários podem cobrar diárias, como é feito pelos hotéis. Afinal, muitas pessoas buscam a privacidade de um lugar tranquilo e convidativo onde possam relaxar após a maratona de passeios e compras.

Efetivar a compra

Após a escolha do imóvel, o comprador faz uma oferta que é formalizada por um contrato. Acompanhe os itens constantes desse contrato:

  • condições da compra, constando valor do imóvel, a data para a conclusão das negociações, que demora 15–30 dias para compra à vista e 30–60 dias para financiamento;
  • valor do sinal, que geralmente fica entre 5% e 10% do valor total, e tipo de financiamento;
  • prazo para vistorias e inspeções na propriedade;
  • relatório das condições do imóvel ou de qualquer outro fato importante a ser ajustado.

A taxa de inspeção é paga pelo comprador e depende do tamanho e das dificuldades oferecidas pelo imóvel. Já o sinal será devolvido ao comprador caso surjam problemas na inspeção ou na documentação que impeçam o negócio. O contrato assinado é encaminhado à imobiliária junto ao comprovante do depósito inicial ou com a carta de pré-aprovação de crédito.

No caso de aceitação da proposta, ela será assinada pelas partes e considerada um contrato de compra e venda. Esse documento, então, será encaminhado para um cartório (Title Company) ou para um escritório de advocacia especializado no mercado imobiliário, em que será processada a compra.

A Title Company fará as pesquisas para saber se o imóvel tem pendências. Ela é responsável, também, por gerenciar o valor do sinal e do saldo e transferi-lo para o vendedor. Cumpridas essas etapas, a documentação final será emitida, concretizando-se a venda com o registro e a entrega das chaves. A escritura definitiva será enviada ao comprador dentro de 60-90 dias.

No caso de descumprimento de prazos ou desistência pelo comprador, o depósito ficará com o vendedor. As despesas do comprador com taxas de financiamento, de registro e serviços diversos giram em torno de 2% a 3% do valor para compra à vista e entre 5% e 7% para financiamento.

Contratar uma empresa para administrar o imóvel

Um imóvel requer cuidados e providências, muitas delas exigindo a presença de um responsável. Uma ótima solução para essa demanda é a contratação de uma administradora de imóveis (Management Company). O proprietário contrata uma empresa especializada em aluguel temporário, que será responsável pela comercialização da casa no mercado. Essa empresa cuidará das reservas e da manutenção geral do imóvel. Ela deve apresentar as licenças e seguros necessários à prática desses serviços.

É preciso atentar para a escolha de uma empresa idônea e eficiente, capaz de providenciar tudo o que for necessário para manter a casa limpa e em boas condições de uso. Todos os eventos relacionados ao imóvel poderão ser acompanhados pelo proprietário a distância, quase sempre on-line.

Geralmente, essas corporações cobram uma remuneração fixa e variável de administração, mais as despesas com pagamento de taxas, como IPTU, condomínio e custos com produtos e serviços para a manutenção. A vantagem dessa contratação é que ela alia tranquilidade e economia de tempo para o proprietário, além de aumentar os ganhos com o aluguel rotativo.

Enfim, as propriedades na região de Orlando tendem à valorização, já que a localidade vem recebendo vários investimentos em infraestrutura de transportes, como a ampliação do aeroporto internacional e o projeto do trem-bala entre Orlando e Miami. Sem contar que o mercado americano se mostra bem mais seguro que o brasileiro, e rentabilidade — que pode variar entre 5% e 8% líquidos por ano — ainda será em dólar.

Agora, que você conhece o passo a passo da compra de um imóvel nos Estados Unidos, já pode adquirir a sua casa ideal sem medo. Aproveite, então, para eleger uma corretora de imóveis com experiência em captação e venda de casas para brasileiros a fim de garantir a sua satisfação total.

Gostou de saber como comprar casa em Orlando? Se este post foi útil e motivador para você que pensa em comprar uma casa na Flórida, não deixe de ler também este para descobrir se é melhor comprar ou alugar um imóvel nos Estados Unidos.

One thought on “Quero comprar uma casa em Orlando! E agora?

  1. Pingback: Descubra quais são as melhores cidades para morar na Flórida

Deixe uma resposta

×

Olá!

Clique no representante para falar via whatsapp.

× Olá, posso te ajudar?