Your search results

Negócios nos EUA: quais as principais diferenças?

Posted by Emidio Dias C. Neto on 09/04/2023
0

O brasileiro é empreendedor por natureza. Ter o seu próprio negócio é o sonho de muitas pessoas por aqui. Entretanto, o direcionamento para essa atividade não é realidade na maioria das nossas escolas. A falta de oportunidades e de apoio têm levado muitos brasileiros a tentarem o sucesso no exterior, optando muitas vezes pela abertura negócios nos EUA.

A Flórida vem atraindo muitos investidores estrangeiros. Afinal, esse estado americano recebe pessoas do mundo inteiro em todas as épocas do ano. Sendo assim, as chances de sucesso dos negócios voltados para o comércio, o aluguel de imóveis para temporada e a prestação de serviços são grandes.

Os brasileiros, geralmente, se adaptam muito bem na Flórida. Pois, além do clima parecido com o nosso, o estado tem belas praias e muita diversidade cultural. E, quem deseja se juntar à crescente comunidade brasileira nesse estado, trabalhando com esforço e criatividade, deve conhecer o mercado americano para negócios.

Quer conhecer as principais diferenças entre os negócios no Brasil e nos EUA? Aproveite, então, as informações que separamos para você e saiba também o passo a passo para abrir uma empresa em solo norte-americano!

As diferenças entre o mercado americano e o brasileiro

Os Estados Unidos representam a maior economia do mundo e o maior mercado de consumo do planeta. Essas características, certamente, agregam solidez aos negócios nesse país.

Todas essas conquistas resultam de muitos  fatores, inclusive do comportamento de seu povo. Desde cedo, os norte-americanos aprendem que a prosperidade depende da educação, de muito esforço e de trabalho.

Quer conhecer melhor as características desse mercado? Separamos algumas diferenças entre o empreendedorismo nos EUA e no Brasil. Confira!

A visão do fracasso

No Brasil, quando alguém monta um negócio é não é bem-sucedido, essa pessoa é vista como fracassada e se sente desmotivada com esse preconceito. Isso acontece porque, além de sofrer críticas de alguns familiares e até de amigos, esse empreendedor se vê abandonado pelos investidores.

Já nos EUA, a falta de êxito em um negócio é encarada como uma oportunidade de aprendizado. Muitos investidores colocam seu dinheiro em empresas cujos proprietários já tiveram experiências negativas, apostando que eles aprenderam com os erros que certamente evitarão em uma nova oportunidade.

A educação

A maioria das escolas no Brasil não incentiva o jovem a pensar como um administrador e a buscar ambientes voltados para a vida empresarial. Em nosso país, muitas pessoas se negam a trabalhar por um período para ganhar experiência, sem colocar a remuneração em primeiro lugar.

As escolas norte-americanas, ao contrário, orientam os estudantes para a conquista da sua liberdade por meio de muito estudo e de ideias inovadoras. Dessa forma, esses estudantes se tornam mais independentes e não ficam esperando atitudes paternalistas do governo.

A burocracia

A abertura de uma empresa no Brasil leva cerca de 3 meses e é um processo complexo. Além de providenciar inúmeros documentos, é preciso aguardar a aprovação na junta comercial e em vários outros órgãos. Depois de aberta, a empresa ainda sofre com as exigências burocráticas e com a alta taxa tributária praticada no país.

Nos EUA, o tempo médio para a abertura de uma empresa é de 25 dias e isso pode ser feito por e-mail. Na Flórida, é possível registrar um negócio em até 5 dias e o imposto de renda empresarial é fixado em 5,5%, uma das menores taxas dos EUA.

A valorização do conhecimento e da experiência

Com a crise econômica no Brasil, muitos profissionais com excelente formação técnica se viram obrigados a optarem pelo subemprego. Essa falta de valorização dos conhecimentos técnicos e profissionais tem levado muitas pessoas com excelente formação para os mercados internacionais.

Os EUA são conhecidos pela estabilidade na legislação de investidores e negócios, por atrair profissionais brilhantes e pela transferência de conhecimentos tecnológicos. Então, muitos brasileiros, que se identificam com essa cultura americana, estão buscando por oportunidades de aplicação dos seus conhecimentos e de valorização profissional nos EUA.

Os incentivos à abertura de pequenas empresas

A sobrecarga tributária, a burocracia e a dificuldade de acesso ao crédito estão entre os problemas que impedem a abertura e o crescimento das pequenas empresas no Brasil. Podemos citar ainda o pouco conhecimento do negócio e a falta de inovações tecnológicas como agravantes dessa questão.

Todas essas dificuldades, aliadas às restrições do mercado consumidor, afetam a produtividade prejudicando os empreendedores. Embora existam alguns programas para beneficiar às pequenas empresas, no Brasil, o uso desses incentivos fica comprometido pelo excesso de burocracia, que às vezes acaba limitando o crescimento dos empreendimentos.

Já nos EUA, além de menor burocracia e impostos, alguns estados oferecem vários incentivos para atrair o capital nacional e internacional. O estado da Flórida, que recebe a grande maioria dos investidores brasileiros. Oferece muitas vantagens para atrair e manter todos os tipos de empresas. Confira alguns desses incentivos:

  • estrutura tributária favorável — isenção de imposto de renda para pessoa física e taxação fixa de 5,5% para empresas;
  • acesso ao capital — as empresas em expansão podem recorrer ao capital privado estadual, federal e a outras fontes;
  • apoio para especialização — o Florida Opportunity Fund oferece suportes como serviços de informação e desenvolvimento de ferramentas para otimizar o gerenciamento do negócio.

A liberdade econômica

No Brasil a empresa, ao se registrar, precisa definir o seu ramo de atividades. Já nos EUA o empresário ao abrir o seu negócio pode optar pelo any and all lawful business (tudo e qualquer negócio legal). Esse registro permite que a mesma empresa ofereça diversos tipos de produtos e serviços.

O passo a passo para abrir negócios nos EUA

Nos EUA, o investidor pode optar por dois tipos de empresa. O primeiro é a LLC (Limeted Liability Company), que é uma empresa de responsabilidade limitada. A segunda opção é a C CORP (Corporation Company) que conta com acionista, conselheiros e diretores.

Confira agora, uma síntese do passo a passo para abrir um negócio na Flórida!

  • criar um nome fantasia e um nome social para a empresa;
  • informar um endereço comercial no estado;
  • contratar um agente registrador para receber as correspondências oficiais da empresa;
  • registrar a empresa no Departamento de Estado;
  • contratar um advogado para providenciar os documentos e contratos necessários;
  • abrir conta bancária no nome da empresa;
  • providenciar o Social Secury (número de seguro social) ou EIN (número de identificação do empregador) que servirão para declaração de impostos;
  • providenciar o Florida Business License.

Caso a empresa vá comercializar produtos, é preciso obter também uma autorização denominada Sales Tax Certificate.

Quer uma dica de investimento promissor, especialmente, em Kissimmee, onde fica a Disney? Nessa região de Orlando estão sendo construídos condomínios voltados para o aluguel temporário. Casas bem localizadas e de médio e alto padrão são oferecidas por preços atraentes e menores do que os cobrados por imóveis similares no Brasil.

Fique atento

Esses condomínios contam com estrutura de resort. São equipados com piscina, quadras de esporte, salão de jogos, academia e outros atrativos. As propriedades, denominadas casas de férias, são mobiliadas e oferecem amenidades como roupa de cama e produtos de higiene pessoal.

Todas essas comodidades associadas à segurança diferenciada atraem muitos hóspedes que querem aproveitar as férias com privacidade, liberdade e conforto. Quem investir em uma ou mais unidades dessas casas, portanto, vai lucrar com o valor cobrado dos visitantes pela diária.

Agora você já conhece as vantagens de investir em um mercado seguro e promissor como o dos Estados Unidos. Afinal, esse país é famoso pelas oportunidades oferecidas às pessoas de diversas partes do mundo. AquiPessoas que trabalhando com pioneirismo e perseverança, conseguiram prosperidade e sucesso.

Se você gostou das nossas informações, aproveite para compartilhar este post com os seus amigos em suas redes sociais. Assim, eles também ficarão por dentro das oportunidades de investimento em imóveis e outros negócios nos EUA!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Compare Listings

Skip to content