Your search results

Entenda o que é hipoteca de imóvel

Posted by Emidio Dias C. Neto on 19/09/2022
0

Hipotéca de imóveis

Aproveitar a oportunidade do mercado imobiliário dos Estados Unidos traz diversas vantagens. Após  escolher uma imobiliária em Orlando , é essencial pensar em todos os aspectos da transação. Como estrangeiro, é preciso considerar as implicações fiscais, nas regras e na documentação. Mas será que você já sabe o que é hipotéca de imóveis?

Essa é uma modalidade de compra que funciona como um empréstimo. O comprador oferece o bem (no caso, o imóvel) como garantia para o banco. No entanto, a posse do imóvel permanece em seu nome. Trata-se de uma alternativa à alienação fiduciária e que merece sua atenção se quiser investir no mercado dos Estados Unidos.

Para tirar todas as suas dúvidas, veja como funciona a hipoteca de imóvel e entenda quais são os pontos importantes!

Para que serve a hipoteca de imóveis?

Na hora de adquirir um imóvel, é comum não ter disponível todo o valor para o pagamento à vista. Então, recorrer a uma instituição é a solução. O banco oferece parte do preço do imóvel (em média, 70%) e, em troca, exige uma contrapartida. O imóvel é dado como a garantia, de modo a diminuir os riscos desse empréstimo.

Depois de entender o funcionamento do processo, é muito importante conhecer, de fato, o papel dessa modalidade. A seguir, veja como a alternativa é utilizada!

Financiamento para residentes e estrangeiros

Como dito, o pagamento à vista não é a única solução. Na verdade, nos Estados Unidos, a hipoteca corresponde à maior parte das compras. As pessoas já estão acostumadas com essa opção e praticamente todos os bancos oferecem a possibilidade para quem tiver o crédito aprovado.

Além de ser uma alternativa capaz de facilitar a aquisição dos residentes, também é indicada para estrangeiros. Mesmo quem tiver visto de turista pode abrir uma conta bancária e hipotecar um imóvel. Então, é uma escolha popular.

Aquisição simplificada do primeiro imóvel

Os Estados Unidos têm uma cultura de independência muito forte. É comum que jovens adultos, já no início da vida profissional, decidam se mudar para morar sozinhos ou com a nova família a ser construída. Ao mesmo tempo, a trajetória ainda está no começo, o que significa a falta de recursos para a compra à vista.

Por causa disso, a hipoteca de imóvel é utilizada como forma de adquirir esse primeiro bem. Na prática, o valor mensal equivale ao de um aluguel, o que garante o equilíbrio de finanças.

Condições diferenciadas de pagamento

Com a hipoteca, é possível fazer o pagamento do imóvel próprio de maneira descomplicada. Basicamente, há a divisão do total financiado de 15 a 30 anos, o que dilui o gasto e o torna viável.

Além disso, a taxa de juros anual é relativamente baixa. Com isso, o custo efetivo total (CET) não é tão elevado e a aquisição é simplificada.

Obtenção de valores extras

Para completar, é permitido ter mais de uma hipoteca para o mesmo imóvel. No processo conhecido como refinanciamento, o imóvel é dado como garantia de outra dívida. Em troca, o proprietário recebe um valor em dinheiro vivo e pode usá-lo para abrir o próprio negócio, por exemplo.

Essa modalidade só é possível porque o bem está no nome do proprietário, em vez de em nome do banco. No entanto, é algo que exige cuidados para evitar complicações financeiras.

Quais são os riscos que devem ser observados?

Por falar em atenção, é preciso considerar que a hipoteca de imóvel tem alguns riscos. Em 2008, por exemplo, a facilidade de crédito trouxe muitos impactos ao sistema financeiro e fez explodir a crise financeira. De lá para cá, foram criados mecanismos para evitar que isso ocorra novamente.

O maior risco, entretanto, tem a ver com o uso da casa ou apartamento como garantia da dívida. Se o proprietário não pagar as prestações conforme acordado, o banco pode tomar o imóvel para reaver o dinheiro e quitar o débito. Então, é preciso ter consciência da questão e elaborar um planejamento financeiro robusto.

Como funciona a hipotéca de imóveis nos EUA?

Agora que você já sabe como é essa modalidade, é hora de entender o que fazer para obtê-la. Após escolher a sua imobiliária em Orlando e selecionar o imóvel desejado, começam os trâmites legais para a aquisição por meio do financiamento.

Se não quiser ter dúvidas do que fazer para conquistar a aprovação, veja algumas dicas sobre o funcionamento da obtenção da hipoteca de imóvel.

Escolha a instituição

O primeiro passo consiste em optar pelo banco que fará o “empréstimo”. Os Estados Unidos têm muitas instituições disponíveis e cada uma tem condições específicas — inclusive, para estrangeiros.

Com a compra em Orlando, opte por um banco que atue na área. Pesquise taxas, valores exigidos de entrada e outras características. Ao encontrar a opção certa, passe para as próximas etapas.

Reúna a documentação necessária

Para obter a hipoteca, será preciso apresentar alguns documentos. Eles servem para comprovar a legitimidade da solicitação e permitem a análise de crédito e de perfil. A lista pode variar entre as instituições, mas os mais comuns são:

  • cópia do passaporte para identificação;
  • visto de residência, permanência ou turismo;
  • comprovante de residência no país de origem (no caso, Brasil);
  • declaração de cargo e de ganhos, em papel timbrado, da empresa empregadora;
  • declaração de ganhos, em papel timbrado, feito por um escritório de contabilidade, no caso de autônomos;
  • informações sobre a formação e registro da empresa, para empreendedores;
  • comprovantes de pagamento de Imposto de Renda nos últimos 3 anos e
  • histórico de rendimentos, se houver aplicações em outros investimentos.

O objetivo é mostrar que pode pagar pelo empréstimo. Então, quanto mais informação demonstrar, melhor.

Selecione o valor adequado para suas necessidades

Se toda a documentação estiver correta, você receberá a aprovação de um montante para hipotecar. Normalmente, ele é bem maior que a sua renda, mas antes de comemorar, é preciso prestar atenção.

Lembre-se de que o valor disponível é referente aos 70% financiáveis e não ao imóvel todo. Poder hipotecar até US$ 210 mil significa que terá que dar, no mínimo, US$ 90 mil de entrada. Então, veja o quanto você tem para esse custo inicial.

Além disso, considere a sua renda. O ideal é que a hipoteca não comprometa mais de 30% dos ganhos mensais. Faça as contas e escolha o valor que se adapta à sua realidade.

Pague sempre em dia

Depois de definir tudo isso e assinar o contrato, é essencial se manter em dia com todos os pagamentos. Cumprir o contrato é a condição indispensável para evitar a tomada do imóvel pelo banco ou corretora.

Ao escolher um imóvel para aluguel de temporada em Orlando, por exemplo, os ganhos com a locação podem servir para pagar a aplicação. Organize tudo para cumprir as obrigações!

A hipoteca de imóvel é uma alternativa interessante para adquirir um bem do tipo nos Estados Unidos. Ao entender seu funcionamento e como obtê-la, você investe da melhor forma!

Gostou dessas dicas? Curta a nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Compare Listings

Skip to content