Brasileiros em Orlando: a cidade recebe bem?

Brasileiros em Orlando

Alguns brasileiros decidem viver fora do nosso país. As razões variam: alguns saem para estudos e acabam se apaixonando por terras estrangeiras, o que os leva a estabelecer-se por lá; outros buscam oportunidades de trabalho, melhores condições financeiras ou mesmo respirar “novos ares”. Você já parou para pensar que existem muitos brasileiros em Orlando, por exemplo?

A cidade estadunidense atrai não só por ser um importante polo turístico, mas também pela segurança, oportunidades de negócios e boa qualidade do ensino. Não é à toa que, além dos turistas que não veem a hora de chegar as férias para embarcar para lá, há os que fazem de Orlando seu verdadeiro lar.

Mas ao pensar em embarcar para o exterior, uma dúvida constante diz respeito à receptividade, afinal, como será que os norte-americanos nos recebem em suas terras? Para você entender melhor, listamos abaixo os principais motivos pelos quais tantos brasileiros escolhem Orlando como destino, seja para turismo ou de maneira definitiva.

Oportunidades de investimento

Orlando é, sem dúvidas, um grande polo para investimentos comerciais e imobiliários. Muitas pessoas optam por comprar uma casa no local. Para quem deseja ir para lá somente para passar as férias, o imóvel ainda rende um dinheiro extra: como o turismo é forte na região, ele pode ser alugado para outros turistas durante o restante do ano.

Há pessoas que mudam para lá e abrem seu próprio negócio, já que a burocracia local não oferece grandes impedimentos para estrangeiros que desejam empreender. Isso sem contar outras oportunidades de investimento, lembrando ainda que o turismo brasileiro ajuda a movimentar grande parte da sua economia.

Postos de trabalho

Devido ao forte turismo brasileiro, há lojas que procuram por funcionários que falam português. Grandes empresas, como Google e Apple também oferecem oportunidades a profissionais estrangeiros. Fora isso, há vagas para os parques temáticos e cargos mais simples de vendas e auxiliar de limpeza.

Ainda que o começo não seja fácil, há aqueles que iniciam suas jornadas em um desses cargos e conseguem galgar degraus mais altos em sua carreira, basta saber procurar nos lugares certos. Os melhores meios são agências e grupos especializados no assunto, encontrados nas redes sociais ou mesmo pessoalmente, ao viajar para a cidade. Existem até turistas que trabalham temporariamente durante sua estadia. Só não se esqueça de manter a documentação sempre em ordem para evitar transtornos.

Número de brasileiros

O número de turistas em Orlando ainda se sobressai aos estrangeiros recebidos por Nova York e Miami, por exemplo. Segundo dados do site Visit Florida, cerca de 60 milhões de turistas estrangeiros foram recebidos na Flórida somente no primeiro semestre de 2017. No ranking das nacionalidades, os brasileiros estão em terceiro lugar, “perdendo” somente para o Canadá e o Reino Unido.

Grande parte dos brasileiros citados nesse ranking, concentram-se em Orlando. É por isso que, como citamos acima, há aqueles que decidem, de certa forma, investir na cidade. As expectativas é que esse número deve crescer ainda mais, devido ao novo trem que liga Orlando a Miami.

E estamos falando apenas em turistas. O número de brasileiros que vivem na Flórida também não deixa a desejar, e aí resta a dúvida se não são esses próprios brasileiros que acabam atraindo outros. Afinal, brasileiro adora socializar com brasileiro, independentemente de estar no Brasil ou no exterior.

Mercado noturno

Em Orlando, há um grande Walmart, que fica aberto 24 horas, o que significa que você pode fazer suas compras de madrugada, e contar com maior tranquilidade. Ainda que você esteja na região somente a passeio, correrá o risco de querer trazer algo para o Brasil, visto que diversos produtos, que não vemos por aqui, podem ser encontrados.

Se a sua opção de estadia é o aluguel de um imóvel, essas compras se fazem ainda mais necessárias, visto que boa parte da alimentação poderá ser realizada “em casa”, o que confere ainda grande economia com saídas para comer em restaurantes.

Locais para compras

Em Orlando, há outlets e shoppings recheados de opções para compras, dos mais variados itens. São cerca de 300 lojas para serem visitadas e os preços costumam ser bem mais baixos que os que estamos acostumados a pagar aqui no Brasil. Não importa se você está na cidade a turismo, negócios ou tornou-se migrante: comprar mais barato é sempre uma boa ideia.

Brasileiros que trocaram a terra natal por Orlando podem considerar isso também com uma grande vantagem, que está atrelada ao custo de vida na cidade estadunidense. Uma dica: não deixe de conhecer esses polos de compras, ainda que a sua estadia por lá seja curta.

Destino de intercâmbio

estudantes que escolhem fazer seu intercâmbio em Orlando, devido à boa qualidade dos cursos de inglês da cidade. E não é só isso: os cursos de graduação e MBA também costumam atrair os brasileiros que desejam estudar fora. Dependendo da duração do curso e do tipo de visto, é possível trabalhar durante o período de estadia.

Tal experiência leva alguns a decidirem se estabelecer na cidade e outros a voltarem ao Brasil com uma bagagem muito maior, tanto em termos profissionais, quanto no que diz respeito à vivência de modo geral. Só não se esqueça de providenciar o visto e toda a documentação correta, de acordo com o curso escolhido.

Receptividade

Os norte-americanos que vivem em Orlando já estão acostumados com a presença dos brasileiros, devido à quantidade de nossos compatriotas na região. Normalmente, a recepção costuma ser boa, não tão calorosa quanto ao que estamos acostumados no Brasil, mas isso se deve a questões culturais.

Aliás, eles raramente perguntam de onde você veio quando são abordados para pedir informações na rua, por exemplo. Entretanto, por questões de comunicação, é importante ter algum conhecimento em inglês, especialmente para quem está na cidade a estudos. O melhor a fazer é aproveitar para praticar o idioma, sem cair na tentação de falar português com os novos amigos brasileiros.

Se há tantos brasileiros em Orlando, fica fácil entender o quanto a cidade está disposta a nos receber de braços abertos. Ao que tudo indica, tanto os nativos, quanto os brasileiros que vivem por lá, não hesitarão em lhe dar as boas-vindas.

Se este post foi útil para você, não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

×

Olá!

Clique no representante para falar via whatsapp.

× Olá, posso te ajudar?