Conheça o trem que ligará Miami a Orlando e planeje já a sua viagem!
Ao planejar férias em determinado destino, normalmente pensamos em todos os detalhes: passagens aéreas, hospedagem, passeios… E as formas de se locomover não devem ficar de fora desse planejamento. Muitas vezes, utilizar o transporte público durante a estadia evita gastos desnecessários. Bom mesmo seria viajar de trem de Miami a Orlando, não acha? Conheça o trem que ligará Miami a Orlando.
Por isso, antes de viajar para qualquer lugar do mundo, é importantíssimo conhecer as opções de transporte existentes no local. Isso demanda uma pesquisa que, muitas vezes, nos leva a descobrir fatos interessantíssimos, que nem imaginávamos. Você sabia, por exemplo, que existe um trem que vai ligar essas duas cidades da Flórida?
O trecho final ainda está em construção e será uma ótima opção para quem deseja transitar entre os dois locais. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo para conferir!
Como surgiu o trem?
Ao final de 2017, o governo federal dos Estados Unidos aprovou o prosseguimento das obras para a construção de um trem. Projeto este, que promete ser uma verdadeira inovação no sistema de transporte entre duas das cidades mais visitadas da Flórida.
Esse é um projeto que foi colocado em prática neste ano. Para ser mais exato, a inauguração aconteceu em maio, em Miami. Trata-se de um serviço já realizado pela empresa Brightline. Atualmente liga Miami a West Palm Beach, passando por For Lauderdale.
A previsão é que, em 2020, a ferrovia ganhe um novo trecho, até a estação de Orlando. Com essa nova opção, os passageiros que desejam se locomover entre uma cidade e outra ganham uma alternativa ao transporte rodoviário.
Como é o seu funcionamento?
O trem transita a uma velocidade de 127 km/h. Isto permitirá realizar o trajeto entre as duas cidades em cerca de três horas. Se levarmos em conta que são necessárias quatro horas de viagem em carro ou ônibus, será possível aproveitar melhor o tempo de estadia.
Dentro do trem, há sinal de Wi-Fi gratuito e tomadas para carregar os eletrônicos. Também existem opções de vagões: para quem viaja com a família e deseja socializar, há o vagão social. Já para quem quer aproveitar para trabalhar durante a viagem, há os vagões mais “quietos”.
Ainda há um vagão “café”, onde o viajante pode adquirir a bebida, alguns comes e visitar uma loja de souvenirs. Embora toda essa tecnologia não chegue aos padrões europeus (como os trens da Eurostar, que viajam de Londres a Paris). Trata-se de um grande avanço tecnológico para os padrões dos Estados Unidos.
Além disso, a construção dos vagões leva em conta a sustentabilidade e a acessibilidade, além de contarem com um espaço específico onde bagagens e carrinhos de bebê podem ser acomodados.
Qual o trajeto realizado?
A partida inicial de Miami sai da estação localizada no centro da cidade, que tem fácil acesso via transporte urbano. Em suas proximidades, há praias, shoppings e diversas outras opções de entretenimento. A primeira parada acontece na estação Fort Lauderdale. Em seguida para a West Palm Beach, entre Datura Street e Evernia Street.
No último trecho a ser inaugurado, acontecerá a chegada à estação de Orlando. Fica localizada em uma área denominada South Intermodal Center, dentro do aeroporto internacional da cidade, o que também facilita o acesso aos turistas que farão o caminho inverso, partindo de lá para Miami.
Nessas estações intermediárias, há paradas nas quais os principais pontos turísticos locais podem ser visitados, sem a preocupação e os custos de alugar algum meio de transporte. O trem transita sobre trilhos que já existiam anteriormente, entre Miami e Cocoa. Entretanto, para a conclusão do projeto, está sendo construído um novo trecho que se estende até Orlando.
Como comprar as passagens?
Diante de tanta tecnologia e comodidade, tendemos a pensar que as passagens do trem seriam muito caras. Entretanto, o valor das tarifas pode surpreender de forma positiva. Elas variam de US$ 3 a US$ 25, de acordo com certas “regalias” que podem ser escolhidas.
Na categoria Smart Service, por exemplo, os assentos têm 48 cm. Quem opta pelo Select Service conta com cadeiras de 53 cm e ainda tem direito a snacks durante a viagem e acesso ao lounge da estação. Em ambas as opções, existem assentos duplos ou quádruplos e opções de compartilhar uma carona, táxi ou mesmo caminhada ao final da viagem no trem.
Devido à grande procura pela novidade, também é recomendado que as passagens sejam adquiridas com antecedência. Para isso, você pode acessar o site da companhia e fazer a sua compra diretamente. Entretanto, caso você decida de última hora, os tickets podem ser adquiridos até mesmo via smartphone, alguns minutos antes do embarque. Só que, nesse caso, é importante estar ciente que você fica sujeito à disponibilidade.
Quais as vantagens de viajar por esse meio?
Pode ser que você esteja se perguntando quais são, afinal, as vantagens para o brasileiro que não vive na Flórida esse meio de transporte oferece. E elas existem mesmo para quem deseja deslocar-se somente até uma das estações intermediárias.
Turistas que desejam visitar Fort Lauderdale ou Palm Beach, por exemplo, especialmente em horários de pico, enfrentam longas viagens rodoviárias por conta do tráfego intenso que acomete a estrada. De trem, é possível fazer o trajeto em cerca de 30 minutos.
Também há visitantes que desembarcam no aeroporto de Fort Lauderdale e desejam seguir para Orlando ou Miami. A outra opção mais plausível seria alugar um carro, o que implicaria em burocracias e custos maiores. Com o trem, é possível poupar alguns dólares e ainda relaxar, enquanto viaja em total segurança e comodidade.
Além disso, ainda será possível apreciar a paisagem pelas amplas janelas dos vagões. Outra situação na qual o trem será a salvação é para turistas que desembarcam à noite ou muito cedo, pela manhã. Dirigir um carro alugado pela estrada nesses horários, além do agravante do cansaço da viagem, ainda deixa o viajante sem opção de parada para um lanche (a maioria dos restaurantes e cafés encontra-se fechada nesses horários).
E você? Que tal incluir uma viagem de trem de Miami a Orlando em suas próximas férias na Flórida? Lembre-se sempre de que, tão importante quanto alugar uma casa ou comprar passagens aéreas, é pensar na forma pela qual vai se locomover durante a estadia.
Se este post foi útil para você, certamente também vai gostar de saber sobre as opções de lazer na Flórida além dos parques!