5 dicas para quem quer viver nos Estados Unidos e que você precisa saber
Viver nos Estados Unidos
A instabilidade econômica e o cenário político de nosso país são alguns dos principais motivos pelos quais brasileiros alimentem o desejo de viver nos Estados Unidos. Nesse contexto, muitos subestimam a importância de se preparar para essa mudança de vida radical.
Recomeçar em um lugar em que tudo ainda é desconhecido e diferente apresenta alguns desafios que são superados somente com a vivência. No entanto, um bom planejamento, além de ajudar nessa adaptação, também garante seus direitos perante a lei.
Quer realizar o sonho americano? Então, as dicas a seguir são para você. Confira!
1. Busque legalidade para viver nos Estados Unidos
Existem muitos casos de pessoas que vão para os Estados Unidos com visto de turista e por lá permanecem. No entanto, isso não é recomendado, uma vez que a imigração está cada vez mais exigente e investindo em fiscalização.
Não vale a pena correr esse risco, pois viver legalmente no país pode acontecer de diversas formas: como estudante, a trabalho e com visto definitivo. Basta procurar uma assessoria jurídica confiável e explorar essas possibilidades.
2. Faça seguros
Nada de assumir riscos: assegure seus bens para que, em caso de acidentes, você não tenha que lidar com prejuízos e emergências financeiras. Nos Estados Unidos, é comum, por exemplo, algumas reviravoltas climáticas, como tornados.
Por isso, ter seus bens cobertos por um bom seguro é essencial. O mesmo vale para seguros de vida e de saúde, que não têm tanta diferença em comparação aos brasileiros e são indispensáveis em casos de imprevistos.
3. Saiba falar ao menos um pouco da língua
Saber se comunicar é uma habilidade que facilita bastante a vivência em território americano. Não precisa saber tudo, mas saber o básico é o ponto de partida para se aperfeiçoar.
Evitar falar em português com outros brasileiros é uma forma de treinar o inglês e aprender coisas novas com quem já está lá por mais tempo. Lembre-se de que americanos não têm obrigação de entender o que você fala e, para facilitar sua adaptação e ter uma boa experiência, você deve pelo menos entendê-los.
4. Escolha um bom lugar para viver
De nada adianta simplesmente embarcar para os Estados Unidos. Antes, é preciso pesquisar sobre cidades e estados que tenham a ver com seu estilo de vida.
Confira informações sobre o clima, costumes da sociedade, trânsito e custos gerais, como alimentação, transporte e escola para as crianças. No entanto, mesmo buscando por lugares em que a sua adaptação será mais fácil, não pense que a mudança não apresentará novidades, pois haverá muito a se descobrir ainda.
5. Conheça bem a cultura e costumes do país
Nos Estados Unidos, muita coisa é diferente do Brasil. Desde restaurantes, em que você precisa deixar gorjetas aos atendentes, até a pontualidade, que é bastante apreciada pela população.
Dê uma olhada também em serviços que são comuns por aqui, mas que custam muito caro por lá, como o trabalho de uma diarista. Outra diferença é a burocracia: hospitais, por exemplo, funcionam de uma maneira mais complexa e os custos podem sair extremamente altos para quem não tem seguro.
Há também o lado positivo: você será bastante valorizado e bem atendido em lojas e estabelecimentos comerciais. Tudo é uma questão de filtrar seus hábitos e entender como eles funcionarão no exterior.
E então, depois dessas dicas, você se sente pronto para viver nos Estados Unidos? Conhece alguma recomendação que também deveria fazer parte dessa lista? Comente e participe!
Pingback: Afinal, qual o custo de vida nos EUA? Conheça os principais gastos - Magic Florida Properties